A Cátedra Oliver Tambo sobre adaptação às mudanças climáticas nas zonas áridas (ESORCCAS) é uma das 10 cátedras do continente Africano financiadas pela Fundação Oliver and Adelaide Tambo. O foco principal da cátedra inspira-se nos ideiais de Oliver Tambo, um africanista que sempre defendeu que os problemas africanos serão resolvidos pelos africanos, daí, a necessidade de dar oportunidade aos jovens africanos para se prepararem para encontrarem as soluções para os seus problemas. A cátedra é gerida em Moçambique pelo Fundo Nacional de Investigação (FNI) e tem a finalidade de formar estudantes ao nível de pós-graduação (mestrado, doutoramento e pós-doutoramento). A cátedra é implementada pela UEM, conjuntamente entre a Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal e a Faculdade de Ciências e tem parcerias com uma universidade nacional e internacionais (Instituto Superior Politécnico de Gaza, University of Cape Town, University of Pretoria e University of Namibia) e instituições nacionais e internacionais que trabalham na área de mudanças climáticas.
O projecto irá beneficiar diferentes sectores da sociedade. Os beneficiários imediatos são o pessoal académico, incluindo investigadores, docentes e estudantes, que serão formados, desenvolverão capacidades, desenvolverão carreira, e formar massa crítica para impulsionar a agenda científica. O pessoal académico será exposto a redes internacionais para desenvolver competências em métodos de investigação, processamento de dados, escrita académica, e processo de revisão por pares.
As interacções com diferentes partes interessadas gerarão outro nível de beneficiários, incluindo funcionários governamentais e não governamentais, autoridades locais e comunidades locais. O projecto irá fornecer bases para decisões de base científica relativamente ao apoio a políticas nacionais e locais.