WP1: Vulnerabilidade dos ecossistemas e sistemas sociais às mudanças climáticas na zona semi-árida

No WP1, coloca-se a hipótese de que as comunidades nas zonas semi-áridas tenham evoluído com a adaptação e estratégias para sobreviver aos acontecimentos extremos. Este WP inclui temas de investigação tais como as interacções entre os processos climáticos e as condições do ecossistema, com enfoque no solo, terra, água, vegetação e fauna.


WP2: Género, instituições locais e opção de estratégia de adaptação

No WP2, coloca-se a hipótese de que as relações de género e as organizações locais desempenham um papel importante para apoiar as comunidades a adaptarem-se a eventos extremos de mudanças climáticas. Os temas de investigação no WP2 incluem a análise do papel do género e das relações de poder entre organizações locais, formais e informais instituições, e normas nos processos de tomada de decisão para melhor informar e seleccionar a resposta apropriada para as adversidades dos eventos das mudanças climáticas. As organizações locais incluem os governos locais, sociedade civil, organizações de agricultores, líderes locais, e outras pessoas influentes.


WP3: Opções tecnológicas e adopções para a adaptação às mudanças climáticas e redução do risco de desastres

No WP3 coloca- se a hipótese de que os ecossistemas locais fornecem bens e serviços alternativos que podem ser prontamente utilizado na adaptação às mudanças climáticas a baixo custo. Além disso, também coloca-se a hipótese de que estes serviços ecossistémicos podem ser adoptados pelas comunidades locais para reduzir a vulnerabilidade às mudanças climáticas.
Dado o estado da área de estudo, a investigação centrar-se-á em cinco áreas principais: agricultura inteligente do ponto de vista climático, alimentação integrada do gado gestão, gestão da água compatível com o clima, energia rural renovável de baixa emissão, e áreas de conservação.


WP4: Modelação de sistemas sócio-ecológicos dinâmicos sob as mudanças climáticas

Este pacote de trabalho centrar-se na modelização de sistemas sócio-ecológicos dinâmicos (SES) e utilizar a abordagem integrada para avaliar os impactos dos processos sociais e ecológicos identificados no outro WP1-3 sobre o bem-estar da comunidade em condições de mudança climática.

 

 

Figura: Representação esquemática das interacções entre os sistemas sociais e ecológicas e o impacto das mudanças climáticas, e a organização dos Pacotes de Trabalho do projecto.